Mestrado de Economia

Áreas de especialização:
Economia Europeia,
Economia Financeira (1),
Economia Industrial e
Economia Aplicada

Novo Programa de Mestrado a iniciar no A.L. 2004/2005


Objectivos

O Mestrado de Economia, nas suas diferentes áreas de especialização, visa uma formação científica e técnica aprofundada nos domínios básicos da teoria económica. A Faculdade de Economia pretende igualmente oferecer uma especialização em algumas áreas fundamentais, com destaque para a economia europeia, mercados financeiros, economia industrial e economia aplicada. Procura-se ainda possibilitar um conhecimento mais avançado e aplicado de alguns aspectos da economia na sua componente macro e micro-económica. O programa de Mestrado, para além dos seus objectivos profissionais, pode também ser encarado como o passo intermédio da licenciatura ao doutoramento.

Um Mestrado acompanhado

O Mestrado de Economia é leccionado por docentes graduados que apoiam os estudantes nas suas escolhas de dissertação e os orientam na investigação. Os estudantes de Mestrado são integrados nas actividades normais de investigação da Faculdade.

Um Mestrado Europeu

Com esta alteração no currículo do Mestrado convergimos para o modelo de ensino europeu acordado em Bolonha. Assim, depois da alteração da Licenciatura em Economia, que passou a ter um número de unidades de crédito correspondendo a 4 anos de facto, a Faculdade de Economia aprovou o novo Mestrado de Economia com a duração de 1 ano para estudantes em tempo inteiro e 2 anos para estudantes a tempo parcial.

Apoios Financeiros

Os estudantes da América Latina podem candidatar-se às Bolsas ALBAN. Os estudantes que já frequentam o Mestrado podem candidatar-se às bolsas SYLFF disponibilizadas para este Mestrado. A Fundação para a Ciência e Tecnologia também concede bolsas para apoio à dissertação de Mestrado.

Resumo do Currículo

A parte lectiva do Mestrado será constituída por três disciplinas obrigatórias para qualquer das áreas de especialização, por duas disciplinas obrigatórias em cada área de especialização, cinco disciplinas de opção e um Seminário. As disciplinas obrigatórias terão 1,5 unidades de crédito (u.c.). O Seminário e as disciplinas de opção 1 u.c.. A admissão à elaboração de dissertação de Mestrado exige a conclusão da parte lectiva do curso com classificação mínima de Bom em pelo 10 u.c. e a presença em dado número de conferências realizadas no seu âmbito.

Documentos do Mestrado que aconselhamos a serem lidos pelos candidatos:

Currículo do Mestrado (*)

Regulamento do Mestrado de Economia (*)

Normas para Apresentação da Dissertação (*)

Aprovação do Mestrado pelo Senado da Universidade de Coimbra


(1) Esta especialidade não funcionará no ano lectivo de 2004/05.
(*) Aconselhamos vivamente a leitura do documento.


Dúvidas ? Contacte-nos! Regresso à Página da Faculdade de Economia