ESTADO DAS ARTES

A revisão da literatura ou Estado das artes procura reunir, analisar e discutir as informações publicadas sobre o tema até ao momento que o trabalho é elaborado. O seu propósito é fundamentar teoricamente o objecto de investigação com bases sólidas, e não arbitrariamente. É o "pano de fundo" do problema de pesquisa. Compreende uma minuciosa busca na literatura, seleccionando-se e sintetizando-se ideias, estudos e pesquisas que se relacionem com problema investigado.

As ideias contidas nos estudos devem ser inter-relacionadas e confrontadas, principalmente se forem contraditórias.

A organização da revisão da literatura deve ser feita de forma lógica em função das variáveis ou dos pontos mais relevantes do problema investigado, sem se procurar forçar a uma organização cronológica.

 

As ligações abaixo permitem a consulta de alguns exemplos sobre o estado das artes de algumas temáticas abordadas pelas ciências sociais, em geral, e pela sociologia, em particular.

Estado das artes sobre intermediação cultural em Portugal

ESTADO DAS ARTES NAS CIÊNCIAS SOCIAIS DO VISUAL NO BRASIL

http://www.geocities.com/CollegePark/Library/8429/14-koury-1.html

FONTES UTILIZADAS

Storck, Ronaldo (2000), "Normas. Teses e dissertações: estrutura de trabalhos científicos". Pesquisado em 6 de Dezembro de 2002, <http://teoriapratica.virtualave.net/roteiro_tese.htm>.

 

 

© 2002 - 2008 Paulo Peixoto, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra