BIBLIOTECAS

A expressão "biblioteca virtual" traduz uma modalidade de relacionamento com as bibliotecas que a internet veio intensificar. Cada vez mais as bibliotecas disponibilizam na internet a possibilidade de consulta dos seus catálogos e fundos. Todavia, a disponibilização online dos fundos bibliográficos correspondentes é ainda muito limitada e as bibliotecas fisicamente consideradas continuam a ser um dos principais instrumentos de acesso a fontes de informação. Por outro lado, a expressão "biblioteca virtual" traduz a existência de bibliotecas que apenas existem no espaço virtual e que armazenam numerosos documentos acessíveis on line.

A expansão destas bibliotecas exclusivamente virtuais não irá certamente converter as bibliotecas "físicas" em coisas do passado. Ainda que a sua importância se venha a diluir por via da proliferação dos serviços bibliotecários electrónicos, cada vez mais a necessidade de disponibilizar serviços informativos e de organizar as fontes de informação de modo a torná-las facilmente acessíveis é reveladora das transformações profundas que as bibliotecas conhecem nos nossos dias.

Os catálogos das bibliotecas inventariam as fontes de informação existentes nessas instituições. Outra função importante dos catálogos é permitir localizar facilmente os documentos existentes. Os catálogos existem em suportes de variada natureza: impressos, em fichas, microfilmes, microfichas e, crescentemente, em suporte informatizado (via internet e em CDROM). A difusão do suporte informatizado tem permitido o desenvolvimento de catálogos colectivos que se constituem como fontes de informação de grande valor.

Criada em 1986, a Porbase, gerida pela Biblioteca Nacional, é um catálogo colectivo acessível através da internet que concentra informação de cerca de 100 bibliotecas (universitárias, públicas, biblioteca nacional, bibliotecas especializadas).

Caso prático 1: Pesquisar na Biblioteca da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Pesquisa simples e pesquisa booleana: <património> e <património e coimbra>).

Caso prático 2: Pesquisar na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (Pesquisa simples e pesquisa booleana: <coimbra> e <coimbra e universidade de coimbra>; <música> e <música portuguesa ou música popular>).

Caso prático 3: Pesquisar na Biblioteca Nacional (Pesquisa simples e pesquisa booleana: <durkheim> e <suicídio e portugal e europa>e <suicídio e portugal ou europa>).

Caso prático 4: Pesquisar na Porbase (Pesquisa simples e pesquisa booleana: <integração europeia> e <integração europeia e Portugal e Espanha ou França>).

Ligações para bibliotecas com fundos bibliográficos relevantes

http://lcweb.loc.gov/homepage/lchp.html

http://www.bnf.fr/

http://services.inist.fr/public/fre/conslt.htm

http://www.ipl.org/div/books/

(The internet public library - Online Texts - Textos pagos)

 

© 2002 - 2008 Paulo Peixoto, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra